sábado, 19 de junho de 2010

Convenção do PSOL no DFTV

A seguir, matéria do DFTV, da rede Globo, sobre a Convenção do PSOL para as eleições 2010. A reportagem, você vê no endereço ao final.


Convenções partidárias marcam o início da disputa pelo governo do DF

Encontros definem quem serão os candidatos ao GDF e à Câmara Legislativa nas eleições de outubro. PSOL já tem candidato, o Toninho do PSOL, e deve lançar uma chapa puro sangue.


Os partidos políticos aqui do DF começaram neste sábado, dia 19, a realizar as convenções que definem os candidatos das eleições de outubro. O PSOL já tem nome para disputar o governo. A convenção estava marcada para as 9h, mas os militantes começaram a chegar mesmo por volta das 10h. Alguns compraram camiseta e bandeira do partido - o dinheiro vai ser usado na campanha.

Cerca de 150 pessoas ocuparam o auditório da Câmara Legislativa. O PSOL, Partido Socialismo e Liberdade, tem cinco anos de existência. Na militância, muitos jovens, e gente com tradição na política da cidade.

O clima era de festa - o resultado já estava definido e a votação do diretório regional foi apenas simbólica, para confirmar o nome dos candidatos nas próximas eleições, todos com as mesmas metas.

As principais propostas são: ética, honestidade e transparência na gestão pública, com a realização de auditorias em todas as contas do GDF; saúde pública com atendimento humanizado e respeito aos direitos da população, com a implantação, por exemplo, do programa saúde em casa; e educação pública de qualidade e acesso de todas as crianças à escola.

O candidato ao GDF é o presidente do partido, Antônio Carlos de Andrade - o Toninho do PSOL. Ele tem 56 anos e é casado. O psicólogo, professor e funcionário público, nasceu em Barão do Monte Alto, Minas Gerais, e veio para Brasília em 1987, onde ajudou a fundar o PT e a CUT. Ele foi secretário de administração e administrador de Brasília durante o governo de Cristovam Buarque e, em 2006, ficou em 4º lugar na corrida ao Buriti pelo PSOL.

“Eu pelo aos nossos candidatos, peço a cada um dos nossos militantes presentes que saibamos também fazer o corpo a corpo, defendendo esse projeto, essas ideias, mas criticando com veemência, denunciando a farsa em que se transformou a política no DF e que tem uma alternativa nova que se chama PSOL”, disse Toninho.

A convenção confirmou também os candidatos ao Senado, todos do PSOL: O maestro Jorge Antunes e o jornalista Chico Santana. Pelo que foi definido até agora, o PSOL vai formando uma chapa "puro sangue", com a maioria dos candidatos ao Senado, às Câmaras Legislativa e dos Deputados, do próprio partido. O candidato à vice ainda não foi escolhido.

“O PSOL não é um partido que coliga simplesmente por tempo de TV ou por interesses fisiológicos. O PSOL tem um corte ideológico para coligar”, explicou o secretário-geral do partido, Henrique Morales.

O partido ainda vai tentar se coligar com o PCB e com o PSTU. A definição sai até 30 de junho.


Rita Yoshimine / Luiz Gonzaga Pinto
http://dftv.globo.com/Jornalismo/DFTV/0,,MUL1601207-10039,00-CONVENCOES+PARTIDARIAS+MARCAM+O+INICIO+DA+DISPUTA+PELO+GOVERNO+DO+DF.html