sábado, 7 de agosto de 2010

Planaltina: A luta pela cidade é a luta pela sua história

A atividade dos Amigos do Centro Histórico de Planaltina é uma grande ação cidadã. Porque lutar por Planaltina com qualidade de vida é lutar pela história da cidade, por uma cidade com uma história muito mais antiga do que a do próprio Distrito Federal.

Hoje estivemos na ação dos Amigos. Reuniram-se amigos, como artistas, simpatizantes, populares e estudantes da UnB. Dançou-se com grupos musicais e culturais, com seus instrumentos, danças e vestimentas, além de uma pequena mas riquíssima feira com a produção de artesanatos, bolsas, tapetes, painéis artísticos, colares, bonecas, licores e livros. Produtos feitos em Planaltina.

A ação mostra que a sociedade unida e mobilizada pode enfrentar a especulação imobiliária e aqueles políticos que só proliferam com a prática da coação e do amedrontamento da sociedade, exigindo trocas espúrias. Tais trocas levam a uma sociedade eternamente dependente de favores, com a continuidade de práticas coronelistas em formatos urbanos, configurando-se o neocoronelismo.