sexta-feira, 20 de agosto de 2010

PSOL faz diferença

Com o início, durante essa semana, do horário eleitoral gratuito na TV e no rádio, o PSOL deu um show. Longe do histrionismo estético dos grandes partidos, fez de seu pouco tempo disponível um espaço para discutir um projeto de país. E o fez de forma bem humorada. Em três programas, Plínio Sampaio apresentou sua biografia, e falou de Reforma Política e Reforma Agrária. Jefferson Moura, candidato a governador, falou do diferencial do programa do PSOL, e de ética na política. Milton Temer abordou a necessidade do voto consciente. Chico falou sobre a necessidade de reencanto com a política, e sobre a falsa ideia de que tudo vai bem no país.

Humor sem censura

Durante essa semana, a bancada do PSOL - Chico, Ivan Valente (SP) e Luciana Genro (RS) - apresentou na Câmara dos Deputados o PL 7780/2010, por humor político sem censura. O projeto altera a lei 9.504/97, interpretada como limitadora da sátira política no período eleitoral. No próximo domingo (22/08), haverá uma caminhada na orla de Copacabana em protesto contra a tentativa de se censurar o humor político. A concentração será às 15h, em frente ao Copacabana Palace.


Pelos jornalistas

Na PUC, segunda-feira (23/8), às 13h, Chico participa do debate "Diploma de Jornalismo: o debate no Congresso Nacional". Também estarão na mesa parlamentares, professores de Jornalismo e representantes do Sindicato dos Jornalistas. O debate será transmitido ao vivo pela internet, no site da universidade. Será na sala 102 K (Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea).




Frase da Semana

"O lulismo precisa muito ter um contraponto e esse é o nosso papel: somos a consciência crítica dessa nova hegemonia, que recruta de Garotinho a Cabral, de Nader a Maluf. Fizemos a diferença nesses anos, temos que buscar uma bancada ainda mais forte. Senão fica de um lado aquela direita retrógrada e de outro a adesão total ao governo."
(Chico Alencar, ao Diário do Vale (18/8), de Volta Redonda, sobre o papel do PSOL nessas eleições)