quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Nova reforma da Previdência

Na semana passada, o blog do Ricardo Noblat divulgou que o governo já prepara uma nova reforma da Previdência para o ano que vem. Apesar do governo ter negado prontamente, é importante ressaltar que o atual ministro da Previdência, Carlos Eduardo Gabas, já afirmou ao jornal Valor Econômico de 26 de julho de 2010 que prepara um conjunto de medidas, dentre elas, a “convergência entre as regras em vigor no regime geral de previdência social e as que compõem o regime de previdência dos servidores”. Conforme já vimos em 2003, isso significa igualar por baixo os direitos dos trabalhadores do setor público e da iniciativa privada.

Outra medida defendida pelo ministro é divulgar o “déficit” da previdência dos servidores: “Quando se fala em previdência, me sinto responsável por discutir também a do servidor público, porque o custo para o país é imenso e a sociedade precisar saber que paga essa conta”, afirmou Gabas.

É sempre importante lembrar também a reforma da Previdência de Lula, em 2003, que prejudicou os servidores públicos já em atividade, apesar do candidato Lula ter afirmado reiteradamente que não prejudicaria os servidores atuais.

Porém, no início de seu governo, Lula atacou paridade, integralidade e pensões, aumentou a idade de aposentadoria e, por incrível que pareça, taxou os inativos!