terça-feira, 27 de julho de 2010

Escola e Cage em Planaltina: um retrato do Brasil

Hoje presenciamos um simbólico e tristíssimo retrato da realidade. Uma escola aqui, uma prisão ao lado.

A escola tem um campo de futebol grande, desnivelado, no barro, com mato rasteiro, traves velhas e não conservadas. O Cage tem campo de futebol com grama - não é natural, mas pelo menos é sintética.

A escola tem dependências simples. O Cage tem um grande auditório.

A escola não tem polícia dando guarda. O Cage tem policiais que rondam e fazem guarda, vão embora e voltam. A escola sempre pede segurança policial. A resposta, são sempre negativas.

A escola tem uma grande área, inaproveitada. O Cage tem uma bela horta.

Sabe o que ouvimos de servidora da escola? Que recentemente um menino de 9 anos disse que queria ser bandido. Por que?? Indagou a servidora. A criança respondeu: porque lá é melhor do que aqui - e explicou que visitava semanalmente o pai preso e observava a diferença.

Ótimo que as condições de confinamento de jovens presos tenham melhorado - não se trata de piorá-las.

Entretanto a escola precisa ser muito melhor que a prisão. O que queremos de nossas crianças e jovens? Que cresçam pensando que o crime, a corrupção o errado compensa? Jamais! Lutaremos cada dia de minha vida para que essa situação mude. Simbolicamente aqui em Planaltina, mas em todas as inversões que acontecem na capital do Brasil e no Brasil. Lutaremos para que compense fazer o bem.